Área Educacional

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Apresentação

A palavra psicopedagogia reúne em uma única palavra duas grandes áreas de atuação: psico (psicologia) e a pedagogia. Até muito recentemente, a psicopedagogia era uma especialização para psicólogos e pedagogos para a atuação clínica e escolar em questões e dificuldades ligadas à educação. O exemplo clássico é o da criança que tem dificuldade, digamos, de escrever corretamente, a chamada disgrafia.

A Psicopedagogia Clínica tem como objetivo identificar analisar, planejar e intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento. Para tanto, o profissional deverá estar preparado para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico.

A Psicopedagogia Institucional pretende oferecer ferramentas de melhorias das condições do processo de ensino-aprendizagem, bem como para a prevenção dos problemas de aprendizagem. Por meio de técnicas e métodos próprios, o psicopedagogo possibilita a intervenção psicopedagógica visando a solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais. Juntamente com toda a equipe escolar, se mobiliza na construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem de forma a evitar comprometimentos.


Objetivo
  • Formar o profissional para o trabalho de intervenção psicopedagógico no processo de aprendizagem, oferecendo conhecimento para atuação na instituição, tanto na prevenção, como no tratamento dos problemas de aprendizagem;
  • Formar o profissional numa abordagem psicopedagógica-clínica, considerando o sujeito em seu processo de aprendizagem, no seu meio escolar, socio-cultural e familiar;
  • Contribuir com a construção de conhecimento na área da Psicopedagogia por meio da pesquisa.

Público Alvo

Graduados em qualquer Área do Conhecimento – Licenciados, Bacharéis, Fonoaudiólogos, Terapeutas e interessados em obter conhecimento sobre esse tema.


Tópicos Abordados:
  • Didática
  • Formação Docente Para A Diversidade
  • Avaliação Da Aprendizagem
  • Psicologia Da Educação
  • Psicologia Das Organizações
  • Fundamentos Da Ação Pedagógica
  • Fundamentos Da Psicopedagogia
  • Fundamentos Da Educação Especial E Inclusiva

Carga Horária

420 horas


Documentos exigidos para Matricula

2 Cópias do RG
2 Cópias do CPF
2 Cópias da Certidão de Casamento ou Nascimento
2 Cópias do Diploma de Conclusão do Ensino Superior
2 Cópias do Histórico Escolar de Ensino Superior
2 Cópias do comprovante de residência
2 fotos 3X4
Obs. Cópias Simples.


Investimento:

Valor: Matrícula + Mensais a partir de R$ 69,90.
Forma de Pagamento: Boleto Bancário, Cartões de Crédito, Pix.


Horário de Atendimento

Segunda à Sexta das 8h às 17h


Telefone

Whatsapp: (63) 99954-7001